quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Comunicação Institucional




A comunicação é um processo que vem se aprimorando ao longo dos tempos e possui a finalidade de facilitar o entendimento entre os individuos.

Comunicação para Bateman e Snell (1993, p. 402) "é a transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de símbolos partilhados". 


E no mundo corporativo, como é feita a comunicação?

No mundo corporativo, as empresas independentemente do ramo de atuação, necessitam de uma gestão de comunicação de maneira eficiente e com qualidade.

A comunicação inserida no ambiente corporativo é denominada Comunicação Institucional, ela tem por objetivo tornar acessível o fluxo de informação entre os setores e gerenciamento de seus colaboradores. Além disso, engloba planejamento de estratégias voltadas a melhoria da política empresarial e do relacionamento com o público interno e externo das empresas.

Desta forma, elaborar a Comunicação Institucional é conhecer e compartilhar características de uma empresa, sobretudo seus valores. Ela busca preservar e consolidar sua imagem com clientes, parceiros e colaboradores.

O que faz um profissional formado em Comunicação Institucuional?

O Profissional possui competências e habilidades para planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar a comunicação interna e externa da empresa. Possui a responsabilidade de gerenciar as informações em tempos de crise, promover a comunicação com a imprensa e mídias em geral, criar produtos para promoção da empresa, como jornais internos e externos, produzir conteúdo para websites, redes sociais, planejar eventos e pesquisas de mercado.

Como é o mercado de trabalho?

O tecnólogo em Comunicação Institucional é indispensável em qualquer empresa atualmente. Empresas de médio e grande porte têm aumentado à procura por este profissional que possui a responsabilidade de estabelecer relações duradouras com seu público-alvo. O profissional deve ter uma excelente comunicação oral e escrita, conhecimento de diferentes mídias de interesse empresarial, habilidade no relacionamento com as pessoas, proatividade e criatividade.

Salário inicial: R$ 2.500,00 (fonte: Guia do Estudante).

0 comentários:

Postar um comentário

Vamos conversar!